Como administrar um pequeno grande negócio

Como administrar um pequeno grande negócio - como administrar um pequeno grande negócio

Como administrar um pequeno grande negócio – Rotinas gerenciais completas para o mais completo leigo (empreendedores individuais e autônomos)

Olá. Parabéns pelo seu interesse no treinamento “Como administrar um pequeno negócio: Rotinas gerenciais completas para o mais completo leigo”.

Você sabia que em muitas cidades pessoas começam pequenos negócios sem o conhecimento mínimo gerencial necessário para se administrar?

Além disso, muitas pessoas que querem começar a trabalhar no comércio não detém conhecimento necessário para se fazer um lançamento no caixa?

Invista alguns minutos e escute essa história que vou lhe contar:

Há alguns anos conversando com uma colega que tinha uma pequena loja de roupas femininas perguntei-lhe como ela fazia o controle de seus recebimentos, vendas e clientes. Ela me disse que tinha uma agenda com os nomes e telefones dos clientes e fazia o controle manual das notas a receber. Porém ela se queixava de não encontrar a informação facilmente quando mais precisava.

Pedi para olhar o livro caixa e ela me respondeu que escrevia algumas coisas, mas nem sempre se lembrava de anotar tudo no caderno.

Nesse momento eu expliquei que não é necessário usar um computador ou programa para se controlar uma empresa, porém deve-se ter um nível de organização satisfatório que permita encontrar rapidamente uma conta a receber de um cliente ou verificar o lançamento de um determinado valor no caixa.

Nesse momento eu lhe perguntei: “Renata (nome fictício), você tem um pequeno negócio e vende bem (incrível como o negócio de roupas parece não sofrer tanto com a crise) mas acho que, se me permite, poderia gerenciar melhor sua empresa. Gostaria de aprender a gerenciá-la de forma mais eficiente?

Em alguns dias repassamos conceitos básicos de administração, coisas muito simples que não requerem na verdade um curso superior mas se as pessoas aplicassem poderiam se organizar melhor e ter a informação certa no momento necessário. Percebi então que muitas outras pessoas tinham empresas e sofriam do mesmo problema de organização de informação. Sempre que comento sobre isso me lembro do livro “O Mito do Empreendedor” onde o autor faz uma distinção muito interessante sobre o gerente, o empreendedor e o técnico. Nem sempre a pessoa que é boa para FAZER será boa para GERENCIAR. Pelo menos não de forma automática. Mas pode aprender, e muito rápido.